MISSÃO

Aumentar as florestas urbanas, estimulando à economia circular sustentada pelo comercio de resíduos de madeira.

 

VISÃO

Disponibilizar ao mercado um ecossistema de integração profissional que permita o cadastramento, o rastreamento, a compra e venda, de madeiras urbanas e produtos derivados, com origem legal certificada.

 

VALORES

Árvores, Madeiras, Pessoas, Transparência, Legalidade, Certificação, Integração, Suporte, Inovação e Sustentabilidade.

logoredeminusculo.png
CCORCAMP2013 33.jpg

FIXAÇÃO DE CO2

Quando uma arvore cresce, através da fotossíntese, retira (CO2) gás carbônico da atmosfera e o transforma em (C) carbono em estado sólido formando folhas, galhos, troncos e raízes. Outra forma de entender o ciclo do carbono é o processo contrário, por exemplo, quando queimamos um pedaço de madeira o carbono é liberado na atmosfera na forma gasosa e se junta ao oxigênio formando o (CO2), restando de solido apenas cinzas. Ou seja, quando se queima uma madeira o carbono, que era sólido, volta ao estado gasoso através da combustão, e quando uma planta cresce o carbono que era gasoso, na atmosfera,  volta ao estado sólido através da fotossíntese.

O selo WOOD-CODE, fixados nos produtos dos parceiros da REDE MadeiraUrbana®, indica a quantidade de (CO2) estocado na peça de madeira.

WhatsApp Image 2019-09-03 at 15.37.55.jp

PLANTIO DE ÁRVORES

Para termos uma cidade sustentável é necessário plantar e conduzir, sempre, novas árvores, renovando e fortalecendo a arborização. Consumindo produtos comercializados pelo MarketPlace MadeiraUrbana® contribuímos com a reposição das árvores no ambiente urbano. Para cada 1 m³ de MadeiraUrbana® transformada em móveis ou peças de design, ou para cada 100 m³ de MadeiraUrbana® transformada em biomassa é plantada uma nova árvore na arborização urbana das cidades. Assim estimulamos os princípios do Manejo Florestal Urbano; Plantar sempre novas árvores de qualidade, Substituir quando houverem riscos ou problemas e aproveitar resíduos em produtos com maior valor agregado.

ORIGEM DAS MADEIRAS

Madeiras em toras, galhos ou pranchas provenientes de quedas ou corte autorizado de arvores no manejo rural ou urbano e madeiras de reaproveitamento livres de contaminantes químicos. Para participar do programa as madeiras devem possuir histórico demonstrando sua origem e legalidade. Para o transporte e estocagem da madeira é obtido autorização nos órgãos ambientais competentes. Todos os documentos são aditados pelo programa.

RASTREABILIDADE

As autorizações e documentos legais, os pátios de estocagem as oficinas parceiras são cadastrados no sistema. Os moveis, peças e sub-produtos fabricados com as madeiras cadastradas na RedeMadeiraUrbana®, possuem um código que permitem ao consumidor rastrear seu histórico. A plataforma Wood-Code, contribui com a integração de uma cadeia de custódia, seguindo as premissas da RedeMadeiraUrbana, viabilizando o rastreamento da origem e da legalidade das madeiras utilizadas em produtos acabados.

WhatsApp Image 2019-09-03 at 15.37.55.jp